Corte de sabor diferenciado, o Shoulder Steak, ou Raquete, como também é conhecido no Brasil, é um corte retirado do miolo da paleta, extraído do dianteiro do animal. O corte já foi muito desprezado por ser considerado ‘carne de segunda’, mas com uma textura - tão macia quanto o filet mignon - e sabor acentuado, vem conquistando um espaço cada vez maior nas grelhas, churrascarias, e também na cozinha, encantando os mais exigentes paladares e desmistificando que carne de primeira é só traseiro do animal. Afinal se o animal é de ‘primeira’, como pode haver ‘cortes de segunda’.
Esta ascensão de cortes de carne que eram considerados ‘de segunda’ se deve graças à melhoria do manejo nos cuidados do gado e também qualidade genética, que resultam em animais de alta performance, capazes de produzir carne de qualidade e possibilitando churrasco com as partes dianteiras também.
Mas o Shoulder Steak não se destaca apenas pelo sabor. Outras características chamam atenção e, uma delas é que o corte não possui gordura externa, e sim entranhadas nas fibras internas por toda sua extensão, o que conhecemos como gordura de marmoreio ou gordura intramuscular. Isso confere à carne uma suculência e sabor inigualáveis, além de ser uma opção mais saudável, devido a rica concentração de ferro no corte. Adicionalmente à característica da deposição de gordura, a textura também é outro diferencial quando se trata do Shoulder. O corte não fica para trás no quesito maciez e se assemelha muito ao filet mignon, acabando com os paradigmas de que cortes dianteiros não são satisfatórios para churrasco por serem considerados duros.
Diante de tantas qualidades, o Shoulder Steak merece a fama, principalmente para quem busca uma experiência com sabores diferenciados e requintados. Dessa forma, é impossível não experimentar essa deliciosa opção de carne e conhecer novos sabores. E lembre-se, quando a carne é Angus certificada, todos os cortes serão muito saborosos e macios.
Então que tal inovar e preparar um Shoulder Steak na churrasqueira? Será sucesso na certa!
Comentários: